Topo

Notícias

Outubro Rosa: Policlínica de Quixadá amplia ofertas de exames de mamografia



O câncer de mama é o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Para divulgar a importância do exame médico, a Policlínica de Quixadá participa da campanha Outubro Rosa, e está incentivando mulheres em todo o Sertão Central a realizarem o exame. Neste sábado, 30, a Diretora da Policlínica de Quixadá, Ivonete Dutra, participou do programa Quixadá em Destaque, da Rádio Cultura FM 102.1, e disse: “Na policlínica temos todas as condições para oferecer um diagnóstico preciso. Temos a consulta com mastologista, o serviço de mamografia, de ultrassonografia mamária, temos os dois tipos de biópsia, e, inclusive, buscamos acelerar o processo de tratamento quando o diagnosticado é positivo para a doença”.

A gestora da unidade de saúde lembrou que o ambiente de exames e consultas foi especialmente preparado para oferecer tranquilidade e conforto às mulheres.

No ano passado, foram ofertadas para a região do Sertão Central 3.795 mamografias, mas foram utilizadas somente 2.683. Isto significa que o serviço ainda não é tão buscando como poderia ser. Há, obviamente, necessidade de conscientização das mulheres quanto a importância do exame. Os homens são parte importante da força de mobilização. Como prova de amor e carinho, eles podem incentivar suas parceiras, irmãs, mães e amigas a realizarem o exame.

Em 2017, a oferta de serviços relacionados será ainda maior. Segundo Ivonete Dutra, o Diretor do Consórcio de Saúde do Sertão Central, Neto Dias, o Presidente do Consórcio, Ilário Marques, e os prefeitos que compõem o consórcio, estão mobilizados para garantir a ampliação da oferta de exames.

Portanto, o incentivo é que as mulheres não percam tempo e agendem o mais rápido possível uma consulta. O agendamento é feito buscando-se a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que dará os encaminhamentos necessários.

Entes

Notoris - Agência Digital
Final de página